quinta-feira, 9 de maio de 2013

CONFORME NOTICIAMOS NESTE BLOG DIA 21 DE ABRIL PASSADO - HOJE ACONTECEU MAIS UM DESFECHO DAS INVESTIGAÇÕES DA PROMOTORIA SOBRE A "GANGUE" QUE ATUAVA EM SANTA CRUZ DE SALINAS


09/05/2013 14h33 - Atualizado em 09/05/2013 16h41

Seis pessoas são presas na operação 'Novos Caminhos' da Polícia Federal

 http://globotv.globo.com/inter-tv-mg/mg-inter-tv-2a-edicao-grande-minas/v/operacao-da-pf-prende-cinco-pessoas-de-santa-cruz-de-salinas-no-norte-de-minas/2564799/

Entre os presos está o ex-prefeito de Santa Cruz de Salinas.
Desvio de verba no município é de aproximadamente R$ 400 mil.

Do G1 Grande Minas
Comente agora
A Polícia Federal cumpriu 16 mandatos judiciais nesta quinta-feira (9) (Foto: Henrique Corrêa/G1) 
A Polícia Federal cumpriu 16 mandados judiciais nesta quinta-feira (9) (Foto: Henrique Corrêa/G1)

  •  
Nesta quinta-feira (9), a Polícia Federal de Montes Claros (MG) prendeu seis pessoas envolvidas com desvio de verba da prefeitura de Santa Cruz de Salinas, no Norte de Minas. Eles foram denunciados por formação de quadrilha, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e desvio de verbas públicas.
 Foram cumpridos 16 mandados judiciais, entre eles seis de prisão preventiva. Estão presos Albertino Pereira da Cruz, ex-prefeito do município, um vereador da cidade, e três funcionários municipais.Na admisnistração passada, os três funcionários participavam ds licitações de obras do município.
O outro mandado de prisão foi feito contra o empresário Evandro Leite Garcia, que já estava preso em função da operação Máscara da Sanidade realizada em junho de 2012.
Quatro mandados de afastamento cautelar da função foram expedidos contra os três funcionários e o presidente do legislativo. Os envolvidos foram investigados durante três meses, e a atual operação é considerada um desdobramento da realizada em 2012.
O delegada da Polícia Federal, Marcelo Eduardo Freitas disse que é preciso acabar com a impunidade."Estamos investigando os atuais e ex-prefeitos. O papel das instituições é acabar com essa sensação de impunidade que existe", afirmou o delegado.
Segundo a Polícia Federal, o município de Santa Cruz de Salinas foi o foco inicial das investigações da Operação Máscara da Sanidade. Na cidade foi apurada a existência de obras irregulares que teriam sido realizadas pelo grupo do prefeito Albertino.
Os presos foram encaminhados na manhã desta quinta-feira a delegacia da Polícia Federal em Montes Claros.
Máscara da Sanidade
Evandro liderava a quadrilha investigada em 2012. Junto de sua esposa, Maria das Graças Garcia, sua cunhada, Elizângela Pereira, e com a a participação de empresas, pessoas físicas e servidores públicos. O esquema tinha como base a fraude de licitações e o desvio recursos públicos. A fraude foi estimada em R$ 100 milhões.
 

  Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Salinas 2021-2024 29 de abril às 19:13 O prefeito atento às demandas do Município reuniu-se hoje com...