domingo, 14 de setembro de 2025

FOLIA DE REIS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ÁGUA BOA - SANTA CRUZ DE SALINAS - MG - 11/09/2025

 OFICINA DE FOLIA DE REIS NA ESCOLA









FOLIA DE REIS E SÃO SEBASTIÃO “RESGATANDO RAÍZES”, DE ÁGUA BOA DE SANTA CRUZ

 

A Folia de Reis “Resgatando Raízes” do Distrito de Água Boa de Santa Cruz, município de Santa Cruz de Salinas, tem com Mestre Virgílio Teixeira dos Santos.

Os Pais de Virgílio Teixeira dos Santos, Plínio Teixeira dos Santos e Ana Maria da Silva, e seus tios, que moravam na região de Traçadal, eram foliões. Em quase todas as regiões existiam grupos de Folias de Reis.  Com o passar do tempo, foram morrendo os foliões mais velhos e os grupos foram gradativamente substituídos pelos mais novos.

Virgílio, junto com seu irmão José Teixeira dos Santos - Zuza, desde crianças, acompanhavam as folias, junto com seus pais. Eles aprenderam a tocar violão, pandeiro, triangulo, reque-reque, viola e zabumba, com seus pais, e fizeram um grupo do Traçadal, conseguindo as notas para marcar os Reis com Manoel de Josono de Retiro da Saudade.

Antigamente eram 7 a 9 dias de folias, para pagar promessas. Hoje as folias duram somente 3 dias.

As folias da região foram acabando, aí Virgílio e seu irmão Zuza juntaram alguns foliões de Água Boa, Santo Antônio, Córrego dos Brejos e São José da Boa Vista e criaram esta folia atual, que inicialmente era comandada por Zuza. Com o falecimento de Zuza, Virgílio passou a comandar o grupo de folia de reis, que foi denominado de Grupo de Foliões “Resgatando Raízes”, do qual é o Mestre.

O grupo é composto por Eduardo de São José, Manoel – Bidú, Geraldo de Nana, Niltinho de Coco, Otacílio Cocá, Corcino Batata, Zé Gata de Santo Antônio e Fabinho Sanfoneiro, que é o sanfoneiro principal.

Fabinho Sanfoneiro, filho de Virgílio, com 3 anos de idade, no colo da mãe, sempre olhava para Otacílio tocando sanfona. Virgílio comprou uma sanfoninha para ele, e ele começou as primeiras notas com esta sanfoninha. Depois Virgílio comprou uma sanfona de 48 baixos para Fabinho, e ele hoje, com apenas 14 anos é o sanfoneiro principal do grupo e faz apresentações artísticas na região.

Quando a folia “Resgatando Raízes” faz apresentações maiores, buscam também foliões de Pedra Redonda (Baguim) e de Santa Cruz (Germina).

A Folia de Reis “Resgatando Raízes” já fez apresentações em Santa Cruz de Salinas, Curral de Dentro, Taiobeiras, Vale das Cancelas e Bom Jesus da Lapa (BA).

 

Texto e pesquisa: Venilton Henriques Coelho

 

 

OBS: INSTRUMENTOS COMUNS DE UMA FOLIA DE REIS

  • Cordas: Viola caipira, violão, cavaquinho e rabeca.
  • Sopros: Sanfona (acordeão), gaita e pífano.
  • Percussão: Caixa (tambor), tambor, zabumba, pandeiro, triângulo, ganzá, reco-reco e maracás (chocalhos feitos de lata).
VIRGÍLIO
ROSÂNGELA - SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO ESPORTE, CULTURA E TURISMO
VENILTON - SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO
ALCIONE - DIRETORA DA ESCOLA



















quinta-feira, 4 de setembro de 2025

FOLIA DE REIS NA PRAÇA DO MERCADO DE SANTA CRUZ DE SALINAS

 





A TRADIÇÃO DAS FOLIAS DE REIS E FOLIAS DE SÃO SEBASTIÃO

 A Folia de Reis é uma manifestação cultural e religiosa brasileira, com foco na visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Embora muitas folias sejam dedicadas aos Três Reis Magos (Gaspar, Melchior e Baltazar), também existem folias dedicadas a São Sebastião. 

            A Folia de São Sebastião, especificamente, é uma performance que representa as relações de poder, parentesco e afinidade de um grupo familiar, e é comemorada com cantos, rezas e cortejos. 

            Em resumo, a Folia de Reis é uma festa tradicional que celebra a visita dos Reis Magos e a Folia de São Sebastião é uma variante dessa festa, com foco em São Sebastião e com um caráter mais local e familiar. 

            Em algumas regiões, a festa também inclui comidas típicas e outras manifestações culturais. A festa é organizada por grupos de foliões, liderados por um mestre, que entoam cantos e modas em louvor. 

            Os foliões visitam casas e estabelecimentos, cantando e rezando, e recebem ofertas em dinheiro ou alimentos. 

            A festa se encerra com o "arremate", uma grande celebração que pode envolver a visita de outras folias e a apresentação de outras manifestações culturais. 

            As Folias de Reis e São Sebastião são tradições muito forte em Minas Gerais, com grupos de foliões presentes em diversas cidades e regiões do estado. A festa é celebrada com muita fé e devoção, e faz parte do patrimônio cultural e imaterial do estado. Em algumas cidades, a festa é promovida pela prefeitura, mostrando a importância da tradição para a cultura local. 

            Folia de São Sebastião em Santa Cruz de Salinas:

            Em algumas regiões, como em Santa Cruz de Salinas, Minas Gerais, a Folia de São Sebastião é uma tradição, com cantos e celebrações dedicadas ao santo. 

            A Folia é celebrada no município, seguindo as tradições locais. Uma das Folias da cidade conta com a tradição transferida de pais para filhos há muitos anos e comandada pelo Mestre Sebastião Pereira dos Santos (Tião Beréu), com a participação de Zé de Alzira, conta com os foliões: Zé de Alzira, Walter (Tarzan - filho de Eurico), Dão, Maria Doidinha, Maria Senhora, Dona Loura, João de Porcina, Maria de Florzino, Afrandim e Nozinha.

            No passado as Folias de Reis e São Sebastião, de Santa Cruz, contavam com Jason, Osorão, Clemente Lopes (bisavô de Tião), Josino, Dalmir, João Piloto, Lena, Ileno e Gregório

            Tinha também as Folias de Reis dos Fernandes: Romão, Aleixo e Mané Vieira

            A Folia de Reis de Virgílio de Água Boa, conta com o grupo de Folia comandada por Baguin, e o grupo de Germina.

 

Fonte - Texto e pesquisa: Venilton Henriques Coelho



























FOLIA DE REIS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ÁGUA BOA - SANTA CRUZ DE SALINAS - MG - 11/09/2025

 OFICINA DE FOLIA DE REIS NA ESCOLA FOLIA DE REIS E SÃO SEBASTIÃO “RESGATANDO RAÍZES”, DE ÁGUA BOA DE SANTA CRUZ   A Folia de Reis “Resg...